O que aconteceria com seu corpo se você não tomasse refrigerante?

O refrigerante já apareceu diversas vezes em estudos e na mídia de forma geral como um dos vilões da saúde, principalmente quando se leva em consideração os hábitos alimentares de jovens que vivem em cidades.

Você sabe porque o refrigerante é considerado esse “vilão”? Basicamente por conta da quantidade de açúcar presente em cada lata ou garrafa de refrigerante. São quantidades realmente muito grandes.

E se você quer saber o que toda essa açúcar (aliada a outros componente) pode fazer com seu corpo, uma pesquisa muito minuciosa, realizado por 22 anos na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que apenas uma lata de refrigerante por dia pode aumentar o risco de um ataque cardíaco em 20%.

Foi informado ainda que o excesso de refrigerante na dieta começou a ser encontrada por pesquisadores que se dedicam a entender doenças como a obesidade, a diabetes e os distúrbios cardíacos. Informou a BBC Brasil.

Como posso entender melhor a quantidade de açúcar nas bebidas do nosso dia a dia?

Existem várias formas de saber a quantidade da açúcar presente em refrigerantes e demais bebidas que consumimos. Quando a bebida é industrializada, a empresa é obrigada a colocar essa informação no rótulo. Apesar disso, algumas acabam camuflando ou mascarando a informação, dizendo a quantidade por proporções menos ao que você está realmente bebendo.

O canal Manual do Mundo, preparou um vídeo bem didático, que explica a relação entre as quantidades de açúcares presentes em refrigerantes, ao colocar os líquidos no fogo, veja:

Essa imagem que circula na internet, também deixa a compreensão mais fácil:

Acucar_produtos-660x330

Mas o que toda essa açúcar do refrigerante pode causar em nosso corpo?

São vários os efeitos, separamos na sequência 5 deles que aconteceria caso você parasse de tomar refrigerante. Confira

1 – Perda de peso

id2_n_00705feaa67f487d84df8c29b87380b8-600x329

O açúcar é um dos grandes inimigos da dieta, então se você parar de tomar refrigerante (caso você seja um viciado) é bem provável que nos próximos meses, tirando apenas o refrigerante da dieta, alguns quilos também vão embora.

2- Você ficaria mais feliz

A felicidade de amar - 10 benefícios da dança para idosos - 1

Um estudo divulgado pelo American Journal of Public Health revelou que pessoas que bebem muito refrigerante tem o risco de morrer mais cedo do que outras que não ingerem a bebida. Portanto, com mais anos de vida, sobra mais tempo para ser feliz.

3- Diminuiria o risco de câncer

cancer13-600x389

Existe no refrigerante a substância bisfenol-A ou ABP, que dificulta o sistema endócrino e já foi associado por pesquisadores como substância que causa risco de câncer. O bisfenol-A também causa infertilidade e puberdade precoce.

4- Seus ossos ficaram melhores

cientistas_descobrem_cura_para_osteoporose-600x357

Quem já leu as informações nutricionais do refrigerante já deve ter se deparado com a quantidade de sódio. E essa quantidade pode causar o enfraquecimento dos seus ossos.

5- Seus dentes também agradeceriam

prejudicial-aos-dentes-razoes-para-parar-de-beber-refrigerante-agora

Principalmente o refrigerante à base de cola, que possui fosfato em sua composição, podem causar a desmineralização óssea dos dentes, e isso ao longo dos anos pode desgastar bastante os dentes.

Crédito: BBC Brasil e Terra
Imagens: Divulgação
Vídeo: Manual do Mundo


Comentários