Finamente a ciência confirma: acordar cedo pode ser igual a tortura

Pode haver uma razão científica pela qual você aperta o botão “soneca” mais de uma vez pela manhã. Acordar cedo, antes das 10h, não é biologicamente natural.

O pesquisador Dr. Paul Kelley, da Universidade de Oxford, revelou durante o British Science, festival de ciência realizado na Inglaterra, que forçar as pessoas a trabalharem e estudarem antes das 10 horas da manhã é equivalente à tortura, podendo causar doenças, estresse e exaustão.

Em entrevista ele afirmou que:

Antes dos 55 anos, os ritmos circadianos dos adultos estão completamente fora de sincronia com expediente tradicional de nove a cinco horas de trabalho e estudo, representando uma séria ameaça para o desempenho, humor e a saúde mental.

Por esta mesma razão, o Dr. Kelly acredita que é preciso haver uma mudança global nos horários de trabalho e escolares, o que nos ajudará a nos sincronizar com nossos relógios biológicos naturais.

O estudo

Estudos baseados no exame dos ritmos circadianos mostraram que, em média, um adolescente de 10 anos terá dificuldade em se concentrar no seu trabalho acadêmico até às 8:30 da manhã. De acordo com um dos pesquisadores, um jovem adolescente de 16 anos deve começar os estudos por volta das 10h para obter melhores resultados, e os universitário devem começar por volta das 11h.

A pesquisa realizada indica que crianças e adolescentes não estarão totalmente prontos para o aprendizado se acordarem antes das 8h30, com uma mudança de horário elas poderiam elevar seus resultados em cerca de 10%

Não só os alunos poderiam ser beneficiados com essas mudanças, mas os educadores também.

“Temos uma sociedade privada de sono. É extremamente prejudicial para o corpo, porque você está afetando os sistemas emocionais e de desempenho físico no corpo. Seu fígado e seu coração têm horários biológicos diferentes e você está pedindo que os mudem em duas ou três horas. Esta é uma questão internacional. Todo mundo está sofrendo sem necessidade.” , diz Dr. Kelly.

Então no próximo atraso, mostre esse texto pro seu chefe, uma justificativa cientifica é incontestável!

 

Fonte: The Mind Unleashead.
Imagens: Reprodução.


Comentários