É por isso que você está sempre cansado, mesmo depois de dormir bastante

Quando você está se sentindo exausto, o primeiro conselho sempre é ter uma boa noite de sono. Mas alguns de nós passam os dias cansados ​​e letárgicos mesmo depois de dormir as 8 horas de sono recomendadas. Por que isso acontece?

Há uma infinidade de razões pelas quais você pode estar constantemente cansado, mesmo com boas noites de sono.

Sedentarismo

Para começar, você pode ser muito sedentário. Mesmo que nós imaginamos o esforço físico como exaustivo, fazer o exercício apenas algumas vezes na semana pode deixar-nos mais dispostos.

Basta lembrar de um momento em que você teve um dia ativo ao ar livre, talvez uma caminhada. Provavelmente você dormiu excepcionalmente bem naquela noite. Pessoas que exercem regularmente atividades físicas desfrutam de uma melhor noite de sono, mesmo que as horas de sono não mudem.

Cafeína

Outra armadilha comum é a dependência de cafeína para permanecer acordado. A cafeína bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que se acumula no cérebro ao longo do dia, fazendo com que fiquemos sonolentos à noite.

Se você consumir café até seis horas antes de dormir, sua produção de adenosina vai ser alterada, e dormir vai ser mais difícil. Além disso, estudos têm mostrado que a cafeína realmente altera nosso ritmo cardíaco.

Saúde Mental

Mas às vezes a exaustão não tem a ver com os hábitos de vida, e em vez disso está relacionada com a saúde mental.

Por exemplo, o transtorno de ansiedade pode vir com fadiga, e mesmo apenas altos níveis de estresse e preocupação pode drenar toda a energia de uma pessoa. Depressão pode comprometer a qualidade do sono também, bem como causar insônia.

Além da saúde mental, as condições físicas também podem causar cansaço excessivo. Deficiência de ferro, problemas de tireoide e diabetes podem drenar a energia de uma pessoa durante o dia, deixando-a exausta. Por isso é muito importante estar em dias com os exames e as visitas aos médicos.

 

Fonte: Science Alert.
Imagens: Reprodução.


Comentários