É possível saber se um homem é inteligente só pelo rosto, revela estudo

Você está caminhando pela calçada em uma manhã de domingo, um homem desconhecido passa por você, e a primeira coisa que vem na sua cabeça é: “caramba, esse cara parece ser inteligente”. Saiba que esse tipo de pensamento não é uma questão de esteriótipo apenas, um estudo publicado recentemente pela revista PLoS One indica que é possível identificar a inteligência de alguém apenas olhando para o seu rosto, mas isso só vale para os homens.

A pesquisa

A pesquisa envolveu um grupo de 160 estudantes de ambos os sexos e consistiu na análise de fotografias dos rostos de 80 homens e mulheres. Os participantes deveriam classificar cada imagem de acordo com a atratividade e no quão os rostos retratados pareciam inteligentes. Em seguida os pesquisadores compararam a avaliação dos alunos com a pontuação no Quociente de inteligência (QI), das pessoas nas fotos.

O Resultado

O resultado foi certeiro, já que os estudantes identificaram corretamente o nível de inteligência dos homens fotografados. Porém, com as fotografias femininas a história foi diferente, pois os estudantes não conseguiram identificar visualmente o nível de inteligência das mulheres.

Embora os resultados para os rostos masculinos pareçam indicar que as pessoas mais inteligentes possuem rostos similares, o fato é que não há relação significativa entre a morfologia do rosto de forma geral e o QI.

Apesar dos pesquisadores terem conseguido esboçar os traços predominantes nos tipos de rostos que foram identificados como parecendo mais ou menos “jeito de inteligente” do que os outros, os cientistas acreditam que existem outros atributos físicos relacionados aos resultados.

Por isso, os cientistas realizarão mais estudos na área para apresentar conclusões mais claras no futuro. Uma questão que precisa ser respondida, por exemplo: Por que os participantes conseguiram identificar corretamente o nível de inteligência apenas dos rostos masculinos, e não os femininos?

Continue seguindo a Conhecimento Cientifico para acompanhar o desfecho dessa história.

 

Fonte: Mega Curioso.
Imagens: History/ Reprodução da internet.


Comentários