Coisas surpreendentes que sua aparência diz sobre você, segundo a ciência

Todo mundo julga. Surpreendentemente, nossas primeiras impressões sobre alguém podem ser muito muito precisas em alguns casos. Em outros, elas podem estar completamente erradas.

Aqui estão alguns julgamentos que fazemos sobre a aparência física das pessoas e quem foram comprovados pela ciência:

Se você é atraente, as pessoas assumem que você tem outras características positivas também.

Graças a um fenômeno que os psicólogos sociais chamam de ” efeito halo”, tendemos a supor que as pessoas bonitas possuem outras qualidades positivas, além de sua aparência, como inteligência.

Daniel Hamermesh, um psicólogo da Universidade do Texas em Austin, que estuda a “beleza” no local de trabalho, descobriu que, entre outras coisas, as pessoas bonitas tendem ter salários melhores.

Da mesma forma, em um estudo realizado com graduandos do sexo masculino que foram convidados a avaliar um livro escrito por uma autora feminina anonima, os participantes julgaram a escritora e seu trabalho mais favoravelmente quando foi mostrado a eles uma foto de uma mulher atraente, que eles acreditavam ser a escritora. Em contrapartida, quando foi mostrado uma foto de uma mulher pouco atraente ou nenhuma foto, as criticas do trabalho não foram tão boas.

As pessoas também podem fazer uma leitura surpreendentemente precisa de sua personalidade a partir de uma foto.

Em um estudo de 2009, os pesquisadores mostraram aos participantes fotos de 123 alunos da Universidade do Texas em Austin, nos quais os alunos receberam uma expressão neutra ou foram autorizados a posar como quisessem.

Não importava a posição que as pessoas tomassem, os espectadores foram surpreendentemente certeiros ao julgar o quão extrovertidas eram as pessoas fotografadas, sua alta sua auto-estima, quão religiosas elas eram e quão agradáveis ​​elas eram.

As pessoas usam pistas faciais sobre sua altura para julgar suas habilidades de liderança.

Em 2013, um grupo de psicólogos, neurocientistas e cientistas da computação da Europa e dos Estados Unidos fizeram um pequeno grupo de participantes examinarem retratos de 47 homens brancos e 83 mulheres brancas e depois avaliá-los primeiro sobre suas alturas e em seguida quanto suas capacidades de liderar.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas usaram características dos rosto, como sexo e comprimento, para fazer suposições sobre a altura das pessoas e, em seguida, usaram essas mesmas características para julgarem suas qualidades de liderança. Os rostos que pareciam pertencer a pessoas mais altas foram classificados como pertencentes a melhores líderes.

Se você tem um olhar “não confiável”, você provavelmente será julgado como um criminoso.

Não está claro por que alguns de nós parecem mais confiáveis ​​do que outros, mas essa qualidade pode ter consequências que mudam a vida. Pesquisadores de Israel e do Reino Unido colocaram voluntários olhando fotos de homens e mulheres que haviam sido selecionados aleatoriamente a partir de duas bases de dados de fotos e avaliaram o estado emocional, traços de personalidade e aparência criminal dessas pessoas. O primeiro conjunto de fotos veio de um banco de dados de fotos da polícia; O segundo eram fotos nas quais atores haviam sido contratados, sendo que foi orientado para parecerem felizes, neutros ou zangados.

Independentemente de onde as fotos tinham vindo, as pessoas que foram avaliadas menos confiáveis também eram vistas como criminosas. Nas fotos dos atores, rostos irritados eram vistos como “os mais criminosos”.

As pessoas também usam sua estrutura facial para fazer julgamentos sobre quão forte você é

Getty

Em um estudo de 2015, cientistas mostraram fotos de pessoas com cinco expressões faciais diferentes para um grupo de participantes. Em seguida, pediu-lhes para avaliar quão amigável, confiável ou forte as pessoas fotografadas pareciam.

Não surpreendentemente, os participantes classificaram as pessoas com uma expressão feliz como mais amigável e confiável do que aqueles com expressões irritadas. Eles também classificaram as pessoas com rostos largos como mais fortes.

 

Fonte: Business Insider.
Imagens: Reprodução da internet.


Comentários