Nave SpaceX retorna a Terra após levar carga secreta do governo dos EUA

Para quem não está familiarizado com o nome, a SpaceX é uma empresa de transportes espaciais sediada na Califórnia, Estados Unidos, e fundada pelo célebre empresário Elon Musk. A SpaceX foi a primeira empresa a fazer um voo privado de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS) e a primeira a reutilizar um foguete após o seu lançamento.

Nesta segunda-feira (1º), um foguete da SpaceX decolou para o espaço com uma carga secreta do governo dos Estados Unidos. Nove minutos depois do lançamento, a maior parte do foguete retornou a Terra, aterrissando na base de Cabo Canaveral.

A carga, conhecida apenas como NROL-76, marca o primeiro lançamento militar realizado pela empresa privada americana. Tudo indica que o foguete transportava um satélite, visto que a “encomenda” foi feita pela National Reconnaissance Office, que fabrica e opera satélites de espionagem para os Estados Unidos.

Carga Secreta

O lançamento foi inicialmente planejado para domingo, mas foi adiado nos últimos segundos antes de decolar devido a um problema de sensor com o foguete.

Pouco se sabe sobre a carga. “Como um assunto de política e devido a sua classificação, o NRO não fornece informações sobre nossos contratos”, disse uma porta-voz da SpaceX à AFP.

Só foi possível saber que a carga é um “satélite”, sem mais detalhes.

Fonte: News24.
Imagens: John Raoux, AP / SpaceX.


Comentários