Alguma vez você já ouviu falar em Xochimilco? Trata-se de uma das 16 delegações do destrito federal do México. Nesse distrito específico vivem cerca de meio milhão de pessoas. Xochimilco é bastante conhecida por uma extensa rede de canais – originados a partir do antigo Lago Xochimilco.
Alguns filmes já foram gravados nesse local, um deles “María Candelaria” (1940) ficou conhecido por dar uma visão romântica ao local. Xochimilco e o Centro Histórico do México já foram, inclusive reconhecidos como Patrimônio Mundial da Unesco em 1987.
Mas, uma ilha que tem chamado muita atenção de turistas, fotógrafos e interessados por históricas misteriosas em todo o mundo, não tem nada a ver com romantismo ou lugares históricos, mas sim a Ilha das Bonecas (Isla de las Muñecas).
Quem idealizou a Ilha das Bonecas?
A Ilha das Bonecas foi idealizada e cuidada durante 50 anos por um homem chamado Julian Santa Ana. Julian começou a ocupar a região onde hoje foi batizada por Ilha das Bonecas depois de uma desilusão amorosa. Segundo Anastasio Santa Ana, sobrinho de Julian, seu tio tinha se mudado para a ilha depois que sua ex-namorada o deixou, para viver com outro homem.
Por que bonecas? Como começou esse mistério.
Depois que o lugar ficou mundialmente famoso, turistas e leitores ficaram querendo saber o motivo de Julian ter pendurado tantas bonecas em várias árvores e locais inusitados ao redor da ilha.
De acordo com os principais relatos que cercam essa história, Julian ao se mudar para a ilha ouviu gritos e choros de uma criança próxima a um rio ao lado de sua casa. Apesar de ter tentado chegar ao local dos gritos a tempo, não conseguiu e acabou se deparando com uma criança afogada e morta.
Depois disso, Julian começou a ouvir vozes e choros de crianças no local. Um dia, caminhando pela Ilha, viu uma boneca descendo o mesmo rio onde a morte tinha acontecido. Entendendo isso como um sinal, Julian pegou a boneca e pendurou em uma árvore próximo ao local.
Segundo relatos do site Zocalo, outras bonecas surgiram neste mesmo rio. E quando as bonecas surgiam Julian pegava e pendurava em árvores. Com isso, Julian passou a se sentir responsável por decorar, por conta própria, a ilha com diversas bonecas. Assim, com bonecas novas, velhas, mutiladas ou sem membros, o lugar ficou conhecido como Ilha das Bonecas.
A morte de Julian, mais um fenômeno estranho na Ilha das Bonecas
Parte da história da Ilha das Bonecas foi contada pelo sobrinho de Julian. Inclusive portais famosos como o Daily Mail já se dedicaram a entender esse mistério. A morte de Julian aconteceu de uma forma muito paradoxal: por afogamento e no mesmo rio onde encontrou as primeiras bonecas. Talvez esse elemento seja a chave final, que deixou a Ilha das Bonecas, um tanto quanto macabra.
Hoje o local está aberto para visitação e é administrado por Anastasio Santa Ana. Segundo o sobrinho do primeiro proprietário dessa Ilha, Julian nunca deixou de ouvir, de forma definitiva, vozes de crianças no local. O que também é confirmado e ouvido por alguns turistas que visita a região.
Com o passar do tempo, as bonecas tem sofrido com o intemperismo e chuva, sol e outros fatores e estão se tornando cada vez mais bizarras.
Ficou interessado pelo local, mas não pode se deslocar até o México? Separamos uma sequência de fotos inusitadas da Ilha das Bonecas para você:
Fonte: Daily Mail e Zocalo
Crédito Todas as Fotos: Cindy Vasko | Divulgação