Veja como as pessoas do século passado imaginavam os dias atuais

Você já se pegou imaginando como seria as coisas 100 anos no futuro? Não? pois há 100 anos uma tendência artística chamada retrofuturismo tentava imaginar como o futuro seria. Jean-Marc Côté e outros artistas na França em 1899, 1900, 1901 e 1910 pintaram várias gravuras com essa temática.

Apesar de algumas ideias não chegarem nem perto das tecnologias de hoje, outras se aproximaram espantosamente do que temos atualmente, confira:

Apesar de não ter acertado em cheio, Jean-Marc Côté já imaginava que no futuro a polícia iria utilizar algum dispositivo para voar durante uma perseguição. Hoje sabemos que os helicópteros são fundamentais para algumas perseguições policiais.

O artista imaginou o mesmo para o bombeiros.

Já imaginou um taxi voador? Pois era assim que imaginam o que conhecemos como taxi hoje. Se bem que não estamos muito longe isso, se você é um leitor fiel do site sabe que Dubai está prestes a lançar os primeiros táxis voadores do mundo.

Naquela época as pessoas tinham uma ideia muito engraçada sobre a automação. Na imagem podemos ver que o artista imaginava que no futuro um barbeiro poderia atender vários clientes ao mesmo tempo a partir da central de controle de uma máquina. Hoje sabemos que a automação seguiu um caminho completamente diferente, a inteligência artificial está descartando a necessidade de operadores humanos cada vez mais.

Ao estilo de matrix, o artista imaginava que no futuro aprenderíamos habilidades e conhecimentos através de dispositivos que carregassem as informações diretamente no cérebro. Isso não é pura ficção, pois um laboratório de pesquisa da Califórnia desenvolveu um dispositivo capaz ensinar novatos a pilotar um simulador de vôo usando uma técnica chamada de estimulação transcraniana de corrente direta (tDCS), que acelera o aprendizado e a habilidade retenção.

Mais um exemplo de automação, mas dessa vez no campo. E de fato, a automação no campo é cada vez mais presente, sendo que em alguns casos já é dispensando completamente a necessidade de um operador humano.

Qualquer semelhança com um aspirador de pó é mera coincidência. Se formos mais longe um pouquinho, podemos dizer que essa previsão se encaixa melhor com os novos robôs de limpeza disponíveis no mercado, inclusive no Brasil.

Ok, confesso que para associar essa imagem com um submarino é preciso forçar um pouco. Porém não podemos dizer que o artista não passou perto.

Naquela época já imaginavam que no futuro seria comum um meio de transporte pessoal. Hoje sabemos que os automóveis é o meio de transporte pessoal mais popular do mundo.

Vídeos chamadas? Sim, já imaginavam essa tecnologia há 100 anos.

Mesmo naquela época o homem já almejava o controle sobre o tempo e o clima. Muito provavelmente você nunca ouviu falar do Projeto HAARP, esse projeto financiado pelo governo dos Estados Unidos tem como propósito oficial controlar as atividades atmosféricas, sendo que muitos acreditam que é mais uma arma do governo americano.

Incrível, não é mesmo? E você, já parou para pensar como será o futuro daqui 100 anos? Deixe um comentário nos dizendo o que você imagina.

 

Imagens: Wikimedia Commons.


Comentários