O formato do seu nariz pode dizer muito sobre seu passado

O nariz é uma das características mais marcantes em nossos rostos, mas nem todos estão felizes com o que vêem no espelho. Mais de 200.000 pessoas optam por cirurgias plásticas no nariz todos os anos no Brasil.

Um novo estudo antropológico realizado por uma equipe de pesquisadores da Irlanda, Bélgica e EUA utilizou a tecnologia de imagem facial 3-D para medir cuidadosamente o nariz de quase 500 participantes de todo o mundo. Eles descobriram que certas formas de nariz estavam diretamente ligadas ao clima, o que sugere que os formatos dos narizes foram definidos pela seleção natural.

Seu nariz é largo ou fino?

Para o estudo, os pesquisadores analisaram uma grande variedade de medidas de nariz, incluindo altura, largura, distância entre as narinas e a área de superfície total do nariz e narinas. As correlações mais fortes com o clima foram encontradas em relação as classificações “fino” e “largo”. Os narizes estreitos foram associados com climas frios e secos, enquanto os narizes largos eram comuns em áreas quentes e úmidas.

Os resultados confirmam uma velha teoria chamada “regra de Thompson”, que foi proposto pela primeira vez pelo anatomista Arthur Thompson nos anos 1800. A ideia é que o nariz ajuda a filtrar e condicionar o ar inalado antes que ele entre no trato respiratório inferior. O ar úmido e quente é ideal, portanto, em regiões onde o ar é seco e frio, ter um nariz mais estreito ajuda a aquecer o ar e reter a umidade.

Isso significa que seu nariz foi dado a você por seus antepassados ​​por uma razão muito boa. \Em primeiro lugar você poeria não ter nascido se não fosse pelas curvas e formas distintivas de seu nariz.

Agora você pode apreciar o nariz que tem, afinal, ele é extremamente adaptado e contribuiu para o apelo sexual de seus antepassados.

 

Fonte: Mother Nature Network.
Imagens: Reprodução da internet.


Comentários