Praia na Irlanda desaparecida a mais de 30 anos ressurge misteriosamente

Em 1984, tempestades violentas no noroeste da Irlanda sumiram com toda uma praia ao longo da costa, deixando os moradores com nada além de piscinas de rochas cinzentas.

Mas às vezes a natureza nos surpreende. Em abril deste ano, centenas de milhares de toneladas de areia foram arrastadas de volta à costa durante uma maré de proporções impressionantes que fez a praia renascer milagrosamente.

Depois que a maré conseguiu trazer areia suficiente de uma só vez para criar a nova praia, os moradores relataram um trecho de 300 metros de areia que parece estar fixo, por enquanto.

O local era assim antes da maré:

Achill Tourism

E ficou assim:

Achill Tourism

Curiosamente, esta não é a primeira vez que esta praia desaparece e retorna à sua glória várias décadas depois.

Um evento semelhante ocorreu na década de 1890, quando a praia foi removida de sua base rochosa. Na década de 1930, a areia tinha retornado mais uma vez, e um píer foi construído no local.

Ressurgimento misterioso?

O oceanógrafo Ivan Haigh, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, disse que a areia do litoral da ilha é exclusivamente afetada pelos caprichos do oceano e do clima.

“Pode ser que uma mudança na fonte de sedimentos, para acima ou abaixo da costa, tenha trazido uma nova carga de sedimentos para a praia”, explicou.

“A força da tempestade e das ondas e uma possível mudança nas condições ambientais ao longo das décadas, proporcionou as condições ideais para um novo acúmulo de areia”.

 

Fonte: BBC/ScienceAlert.
Imagens: Reprodução.


Comentários