Encontraram o supercontinente desaparecido há 200 milhões de anos!

Pesquisadores da Universidade de Witwatersrand, Africa do Sul, afirmam ter encontrado continente desaparecido há 200 milhões de anos!

A descoberta foi possível graças a fragmentos do mineral Zircão encontrados na superfície da Ilha Maurício, localizada aso Sul do Oceano Pacifico. De acordo com a revista Nature Communication esses fragmentos se soltaram do supercontinente Gondwana, o que hoje é a África, Índia, Austrália, América do Sul e Antártida.

O supercontinente Gondwana. [Foto: Reprodução/ Internet]
Os pesquisadores acreditam que esses fragmentos encontrados no Oceano são pedaços da crosta terrestre que mais tarde foram cobertos pela lava oriunda das atividades vulcânicas da ilha.

“O fato de termos encontrado zircões desta idade mostra que nas Ilhas Maurício existem materiais da crosta terrestre muito mais antigos que só poderiam ser originários de um continente”, diz Lewis Anshwal, principal autor da pesquisa.

A ruptura do Gondwana não foi um processo simples no qual o supercontinente se dividiu em dois, mas uma fragmentação complexa que deixou pedaços de crosta terrestre de tamanhos diferentes “à deriva na bacia do Oceano Índico em evolução”.

 

Este artigo contêm partes do texto originalmente postado na BBC.

 

 


Comentários