Uma fruta madura pode amadurecer outra fruta verde?

Você já ouviu sua mãe ou sua vó dizer que se misturar as frutas maduras com as verdes amadureceria as frutas ainda verdes? Isso faz sentido? Será que funciona?

De acordo com um pesquisador da Embrapa funciona sim! Isso porque quando estão ficando maduras as frutas começam a soltar um gás que ajudam no seu amadurecimento, o etileno.

Essa substância leva ao rompimento das fibras, o que deixa o fruto mais macio, e também quebra as moléculas de amido, deixando o fruto mais doce.

No entanto não são todas as frutas exalam esse gás, apenas aquelas frutas que continuam a se desenvolver mesmo depois de tiradas do pé ficam maduras até passarem do ponto, e apodrecem. Por isso é possível comprar uma banana verde e esperar que ela amadureça em casa.

Alguns exemplos de frutas que são capazes de amadurecerem mesmo se tiradas do pé: caqui, banana, mamão, ameixa, nectarina, kiwi, pera, pêssego, maçã, abacate, melão e manga.

E de frutas que não possuem essa capacidade: morango, limão, laranja, figo, uva, cereja, melancia, abacaxi e coco.

Ambiente fechado

Não basta colocar tudo junto em uma fruteira em cima da mesa, é preciso embalar em um saco de papel ou até mesmo embrulhar com jornal. “Assim, o gás liberado com mais intensidade pela fruta madura fica concentrado no local e ajuda a amadurecer as verdes”, comenta.

Uma dica importante: na hora de embalar os alimentos, escolha produtos que não dificultem a respiração do vegetal, como o plástico. O papel é uma boa opção.

 

Fonte: Uol.
Imagens: Shutterstock.

 


Comentários