Tinta de cabelo muda de cor de acordo com a temperatura ambiente

Uma empresa britânica chamada de The Unseen lançou uma tinta para cabelo que muda entre duas cores dependendo da temperatura do lugar em que a pessoa está.

A invenção funciona com um tipo especial de tinta, chamada de termocrômica, normalmente utilizada em coisas como latas, para alterar a cor do texto dependendo da temperatura. A empresa, porém, aplicou a mesma tecnologia nessa tintura para cabelo, sem danificar o couro cabeludo ou a saúde da pessoa. A tinta não é permanente e pode sair depois de algumas lavagens.

O corante funciona usando uma molécula complexa baseada em carbono, que sofre uma reação reversível com si mesma quando a temperatura é alterada. Acima de uma certa temperatura, “uma das formas da molécula é mais estável do que a outra, e assim ocorre uma reação produzindo uma molécula com uma absorção de luz ligeiramente diferente e, portanto, uma cor diferente”, disse The Unseen.

A temperatura necessária depende da cor. Por exemplo, o corante azul a branco será ativado a 15 ° C, imitando o inverno, enquanto o corante vermelho a preto ativa a 31 ° C .

A empresa também tem planos para criar uma tintura permanente, não apenas uma temporária como esta. E há espaço para mudanças mais sutis também, como mudar de cor quando se move de dentro para fora de um edifício (azul ao ar livre e loira dentro de casa, por exemplo).

Uma mudança de “temperatura” das emoções de uma pessoa, poderia aparentemente ser suficiente para alterar a cor do corante, como do preto ao vermelho.

 

Fonte: IFLScience.
Crédito da imagem da capa: The Unseen/Christel Chaudet/Kieran Tudor/Mizzie Logan


Comentários