Cientistas conseguem transformar esgoto em petróleo

Você algum dia deve ter se perguntado o que aconteceria se o petróleo do mundo acabasse.

Pensando nisso pesquisadores da PNNL criaram uma tecnologia capaz de reproduzir as condições geológicas necessárias para produzir petróleo, temperaturas elevadíssimas e muita pressão. O método consegue fazer em minutos o que a natureza leva milhões de anos para fazer.

Segundo os cientistas o resultado é um petróleo muito semelhante à o que é bombeado do solo, com algumas diferenças é claro.

A verdadeira vantagem do método na verdade é a possibilidade de se matar dois coelhos com uma cajadada só, produzir petróleo a partir de uma fonte abundante e reduzir os custos que os governos locais tem com o processo de tratamento, transporte e descarte do esgoto.

Segundo a SNIS, mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgotos não tratados foram jogadas por dia na natureza em 2013, esse dado nos mostra que existe um grande potencial na tecnologia. Os pesquisadores observaram que o processo tem alta eficiência de conversão de carbono, com quase 60% do carbono disponível no lodo primário tornando-se biopetróleo.

Confira o processo nesse vídeo em inglês:

 

Fonte: Exame.
Imagens: PNNL


Comentários