Sinais alienígenas? Entenda a descoberta dos físicos de Harvard

Se você acompanha a Conhecimento Científico sabe que algumas semanas atrás, físicos da Universidade de Harvard declararam suspeitar que as explosões rápidas de rádios (FRBs) seriam possíveis evidências de tecnologia alienígena. Agora os mesmos físicos confirmaram que, definitivamente, as misteriosas explosões rápidas de rádio realmente estão vindo do espaço.

O fato de que agora sabemos que a resposta está no espaço é um grande avanço. Pode parecer óbvio, mas não vamos esquecer que em 1998, pesquisadores pensaram que tinham descoberto um novo tipo de sinal de rádio vindo do espaço, e 17 anos depois descobriram que ele estava vindo de um forno de microondas em suas instalações de pesquisa.

CSIRO/Harvard/Swinburne Astronomy Productions

Para superar esse problema e descartar a interferência terrestre como a fonte de FRBs de uma vez por todas, os pesquisadores usaram o telescópio Molonglo, localizado no Australian Capital Territory (ACT).

O telescópio Molonglo está agora sendo atualizado, com a esperança de que possa ser capaz de fornecer alguma pista mais precisa.

“Descobrir de onde vêm essas rajadas é a chave para entender o que as cria, esperamos que o telescópio Molonglo faça isso”, disse a pesquisadora líder Manisha Caleb.

Explosões misteriosas

Duram apenas milésimos de segundo, essas explosões de energia são cerca de um bilhão de vezes mais luminosas do que qualquer coisa que já vimos em nossa própria galáxia, e parecem estar viajando em grandes distâncias. Mas apesar de terem detectado mais de 20 delas, os cientistas ainda não sabem de onde elas estão vindo, ou o que as causa. Agora os pesquisadores estão um passo mais perto da resposta, descartando qualquer fonte na Terra, pois agora sabem que elas definitivamente veem do espaço.

Fonte: Science Alert.
Imagens: Reprodução da internet.