Nasa tentará plantar batatas em Marte

O planeta vermelho está prestar a abrigar um experimento da NASA em parceria com o Centro Internacional da Batata. Os dois órgão planejam, em breve, se juntar para tentar a produção de alimentos em Marte, mais especificamente o plantio de batatas.

O que antes parecia coisa de filmes, como em “The Martian”, por meio do personagem Matt Damon, hoje pode estar se delineando com algo da vida real.

Os defensores do projeto de plantio de batatas em Marte, pensam no público humano habitante do Planeta Terra, apesar de irem tão longe para plantar batatas, tanto a Nasa quando a Central Internacional da Batata pensam em produzir alimentos para as 842 milhões de pessoas atualmente afetadas pela fome no planeta terrestre.

“Qual a melhor maneira de aprender sobre as mudanças climáticas do que plantando em um planeta que morreu há dois bilhões de anos atrás?”, Disse Joel Ranck, chefe de comunicações do Centro Internacional da Batata (CIP), em uma declaração.

Que tipo de solo será utilizado para plantar batatas em mate?

batata006

Antes da experiência de plantio real em Marte, os pesquisadores pretendem verificar se as batatas nasceriam em um solo considerado quase idêntico ao encontrado em Marte, hoje presente no deserto Pampas de La Joya no sul, do Peru.

O projeto pretende se desenvolver em duas etapas, uma no planeta terra e outra diretamente em Marte. Para testar a viabilidade do plantio de batatas, cientistas pretendem plantar a batata em uma réplica de solo muito parecida com Marte. A ideia é incluir 95,32 porcento do dióxido de carbono e 0,13 porcento de oxigênio.

670px-33866-1-bullet-2

Por conta da importância do dióxido de carbono na fotossíntese, é esperado que esse aumento maciço de gás poderia impulsionar a cultura da batata por entre duas a três vezes os rendimentos normais encontrados na Terra.

“Nós vemos a ciência,  ligando a questão educacional com as metas humanitárias”, explica Melissa Guzman, astrobióloga  da NASA. “No processo de trabalho em conjunto para o estabelecimento de uma comunidade em Marte, nossos alunos também poderão estabelecer uma comunidade na Terra.

Fonte: Climatologia Geográfica
Imagens: Divulgação

 


Comentários