A NASA quer a sua ajuda para encontrar um misterioso planeta

Desde janeiro do ano passado , a evidência de um planeta misterioso e enorme  na borda do nosso Sistema Solar tem surgido. E os astrônomos querem sua ajuda para encontrá-lo.

Ninguém já viu o chamado “Planeta Nine” até agora, mas os pesquisadores mostraram que algo  está puxando os objetos do cinturão de Kuiper de uma forma que não pode ser explicada pelos oito planetas que conhecemos.

Você pode pensar que um planeta em nosso sistema solar seria fácil de detectar, mas a equipe que fez a primeira proposta da existência do novo planeta Nove diz que o mundo misterioso está muito distante, e poderia estar facilmente escondido da nossas vistas.

As melhores estimativas sugerem que o planeta está a cerca de 149 bilhões de km do Sol – ou 75 vezes mais distante do que o antigo planeta Plutão.

“Se ele existe, o Planeta 9 pode ser grande – talvez 10 vezes a massa da Terra, mas orbitando muito além do Cinturão de Kuiper”, disse o astrónomo Adam Schneider da Universidade Estadual do Arizona , que faz parte de um novo projeto científico para caçar o planeta .

“No entanto, deve ser extremamente escuro e difícil de encontrar.”

CALTECH/R. HURT (IPAC)

Ajude os pesquisadores a acharem o misterioso planeta

Devido a isso, os astrônomos estão pedindo para o público para ajudar, lançando um novo projeto de ciência cidadã chamado  Backyard Worlds: Planet 9

O projeto pede aos amantes da ciência que pesquem nos breves vídeos feitos a partir de imagens capturadas pela NASA para ver se existem vestígios do Planeta Nove.

Os filmes destacam objetos que se moveram gradualmente pelo céu e precisam de sua ajuda para descobrir se algum deles poderia ser o misterioso Planet Nine – ou qualquer outra coisa que esteja escondida entre a borda do nosso Sistema Solar e a estrela mais próxima depois do sol.

E se você localizar o caminho certo, você poderia estar no centro de uma das maiores descobertas do século XXI!

 

Contêm partes do texto originalmente postado em Science Alert.

 


Comentários